quinta-feira, 8 de março de 2012

No verão: refresque-se com água!

A água é vital para a o funcionamento do nosso organismo. 60% do nosso corpo é composto por água. Todos os sistemas do nosso organismo dependem da água. A água auxilia na digestão, absorção e transporte de nutrientes, eliminação de toxinas, manutenção da temperatura corporal, resfria o corpo no clima quente.

 
O nosso corpo não tem a capacidade de armazenar água, por isso devemos tomá-la várias vezes ao dia. A necessidade de água depende de vários fatores, entre eles: saúde, atividade física, clima, peso.

A recomendação é de 6 a 8 copos por dia, e durante o verão e com a prática de atividade física, a ingestão é de no mínimo 8 copos. Você mesmo calcular a sua necessidade, a ingestão média de água em adultos deve ser 35ml/kg/dia, ou seja, se você tem 60kg, a sua ingestão deve ser 2,1l.

A água também exerce um papel importante na perda de peso, ela diminui a fome,  auxilia na perda de gordura, eliminação de toxinas e facilita a digestão.

Em dietas para perda de peso é recomendado tomar 1 a 2 copos de água 20 minutos antes de cada refeição. Não é recomendado o consumo de água durante as refeições.

Consulta: http://www.mayoclinic.com/health/water/NU00283.Krause. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro. Elsevier, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário