sexta-feira, 16 de março de 2012

Óleo de Coco Emagrece?

O óleo de coco vem sendo estudo sobre os possíveis benefícios de seu consumo na saúde. Ele é um óleo de origem vegetal e 92% de sua gordura é saturada, porém é uma gordura diferente da gordura saturada de origem animal. O óleo de coco é rico em polifenóis e ácido laurico.

A gordura do óleo de coco é diretamente utilizada para a produção de energia. Alguns estudos realizados demonstraram que o óleo de coco auxilia na perda de peso e na redução dos depósitos de gordura, pois ele estimula e aumenta a oxidação/queima de gordura corporal.  

Um estudo realizado durante 4 semanas mostrou que houve redução da circunferência abdominal em homens que consumiram o óleo de coco. Este mesmo estudo demonstrou que não houve alteração no perfil lipídico destes pacientes.

Outros estudos sugerem que o consumo de óleo de coco está relacionado com a baixa incidência de doença coronária, câncer, diabetes e artrite. O ácido laurico presente no óleo de coco demonstrou ser bactericida contra: Helicobacter pylori, Vibrio cholerae, Salmonella typhi, Escherichia coli. O óleo de coco também auxilia na absorção de cálcio e magnésio.

Resumindo, o óleo de coco ainda precisa ser mais estudado e não existe nenhuma recomendação estabelecida sobre seu consumo. Os estudos atuais indicam os seguintes benefícios:

Redução de peso
Redução da gordura abdominal
Redução do depósito de gordura
Prevenção de infecções por bactérias
Prevenção de doença coronária, câncer, diabetes e artrite.

Sugestão de uso: deve ser utilizado o óleo de coco extra virgem, 2 a 4 colheres de sopa por dia junto com as refeições ou em forma de cápsula.

Para as dietas de perda de peso é recomendado o consumo de frutas, verduras e restrição calórica com baixa ingestão de doces, frituras e carnes gordas. Minha recomendação é sempre balancear o uso de suplementos com dietas saudáveis, ricas em verduras, frutas e alimentos integrais.


Consulta: ISRN Pharmacol. 2011;2011:949686. Epub 2011 Mar 15. An open-label pilot study to assess the efficacy and safety of virgin coconut oil in reducing visceral adiposity. Liau KM, Lee YY, Chen CK, Rasool AH. Coconut fats. The Ceylon Medical Journal. Elsevier. Vol. 51, No. 2, June 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário