terça-feira, 15 de maio de 2012

Conheça os benefícios e insira a Quinoa na sua Dieta!

A quinoa é uma planta nativa dos Andes, isso inclui os países Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Porém os grandes produtores são o Peru e principalmente a Bolívia. O grão desta planta é utilizado para a alimentação. A quinoa é rica em proteínas, contém aminoácidos essenciais*, vitaminas como a tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina, minerais como ferro, magnésio, cálcio, zinco e contém fibras que auxiliam na melhor atividade intestinal, diminuição do colesterol e diminuição do índice glicêmico.

A quinoa também contém propriedades funcionais, protege as membranas celulares e melhora as funções neuronais do cérebro.

Estudos clínicos mostram que a quinoa melhora a resposta imunológica, melhora a inflamação, melhora as lesões do tecido conjuntivo e traz benefícios na artrite reumatóide.

A quinoa é considerada um alimento completo pela Organização Mundial da Saúde. 

Quem se beneficia com a Quinoa?
Todas as pessoas recebem os benefícios da Quinoa quando a incorporam ao seu cardápio diário. Os Vegetarianos restritos (que não consomem alimentos de origem animal, onde são encontradas as maiores fontes protéicas e precisam adquirir as proteínas em outras fontes), os atletas (que requerem um maior aporte de aminoácidos e proteínas), os celíacos (que são intolerantes ao glúten presente na farinha de trigo e precisam de alternativas para a alimentação) e populações carentes de países pobres, formam o grupo mais bem auxiliado pelas propriedades da Quinoa.
3 colheres de sopa de Quinoa contém:
Proteínas 6,5g
Carboidratos 2,64g
Fibras 2,3g

Como posso utilizar a Quinoa?
A quinoa pode ser acrescentada em bolos, pães, sopas, molhos. Você também pode consumí-la como um cereal com iogurte e frutas
* Aminoácidos essenciais o corpo não produz e precisa adquirir através da alimentação para formar as proteínas.

Consulta: www.nutrociencia.com.br/upload_files/arquivos/quinua.doc. Abugoch James LE. Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.): composition, chemistry, nutritional, and functional properties. Adv Food Nutr Res. 2009;58:1-31.

2 comentários:

  1. A quinoa é um grão particularmente do Peru e da Bolivia, não da Colômbia e menos ainda do Chile.

    ResponderExcluir
  2. Maria, obrigada pela correção. A quinoa é uma planta nativa dos Andes, isso inclui os países Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Porém os grandes produtores são o Peru e principalmente a Bolívia (97% da produção).

    ResponderExcluir