sexta-feira, 20 de julho de 2012

Adoçantes!!!

Cada vez mais as pessoas se preocupam com a saúde, forma física e com isso vão em busca de uma alimentação mais balanceada.  

O uso de adoçantes no dia a dia é um hábito muito forte e a sua utilização é feita sem critério. Os adoçantes nem sempre devem ser recomendados, devemos avaliar cada caso. Indivíduos com diabetes e obesidade se beneficiam. Indivíduos saudáveis, com uma alimentação balanceada não tem indicação para a utilização de adoçantes.

Existem muitas controvérsias sobre o uso de adoçantes, uma delas é que o adoçante aumentaria o riso de câncer, e também de doenças como Alzheimer, esclerose múltipla, Parkinson, lúpus eritematoso sistêmico.  

Existem algumas teorias que falam que o uso de adoçante pode levar a obesidade e aumentar o apetite, no momento em que sentimos o gosto doce do adoçante, acionamos o nosso cérebro e informamos para ele "está chegando a glicose", o nosso cérebro que precisa constantemente de glicose pensa "oba, estou precisando", só que a glicose não chega e o cérebro fica lá esperando e acaba não recebendo nada, desta forma ele vai continuar pedindo açúcar para o nosso organismo e vamos continuar sentindo fome e com aquela vontade de comer um doce. 

Um estudo realizado atribuiu o uso de adoçantes com a perda do nosso organismo de contabilizar calorias, levando a um descontrole da ingestão alimentar.

O adoçante ciclamato está proibido nos Estados Unidos e na Europa pelo possível efeito cancerígeno. No Brasil este adoçante é permitido e é um dos componentes da Coca-Zero.

Ainda não sabemos os efeitos dos adoçantes em nosso organismo. Minha recomendação é para termos muito cuidado com o uso de adoçante, só utilizá-los se realmente for necessário e evitar o uso crônico. A alimentação natural é muito mais saudável e benéfica para a saúde. Uma opção para quem gosta de adoçar os cafés, leites, bebidas é utilizar mel, frutose, açúcar orgânico ou açúcar mascavo em pequena quantidade. A stevia é um adoçante natural obtido através de uma planta, também pode ser utilizado, mas muitas pessoa reclamam do gosto amargo.

As contra-indicações dos adoçantes são para grávidas e mulheres que estão amamentando, para evitar que o bebê sofra algum tipo de alergia devido aos compostos sintéticos. Também não é recomendado o uso em crianças, exceto para as que possuem diabetes ou obesidade, orientadas por nutricionista ou médico.


O ciclamato e a sacarina contém grande quantidade de sódio e devem ser evitados por hipertensos. 


Poder de Doçura dos Adoçantes:

Ciclamato 30 
Aspartame 180
Acesulfame-K 200
Sacarina 300
Esteviosídeo 300
Sucralose 600

Consulta:
Krause. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 2010.
http://www.anvisa.gov.br/alimentos/informes/40_020609.htm
Whitehouse CR, Boullata J, McMauley LA. The Potential toxicity of artificial sweeteners. AAOHN J. 56(6):251-9;2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário