terça-feira, 18 de setembro de 2012

Alimentos que gastam calorias (termogênicos)

Existem alguns alimentos que aceleram o nosso metabolismo e o seu consumo aumenta o nosso gasto energético. Estes alimentos também são conhecidos como termogênicos, pois eles apresentam maior dificuldade para serem digeridos pelo organismo e por isso eles necessitam de uma maior quantidade de energia para que a digestão aconteça. Resumindo, é necessário mais energia para digerí-los e metabolizá-los do que a energia que eles fornecem.

Entre estes alimentos, destacam-se:
  • Pimenta vermelha
  • Gengibre
  • Mel
  • Crucíferas (couve, couve de bruxelas, couve flor, agrião, brócolis)
  • Chá verde
  • Cafeína
  • Água gelada
  • Canela

Pimenta:
Estudos demonstram redução de apetite, aumento do gasto energético e da queima de gordura.

Água gelada:
Quando ingerimos água gelada, o nosso corpo gasta energia para esquentá-la a temperatura corporal de 37 graus e com isso gastamos mais calorias. 

Chá verde
Alguns estudos demonstraram que o chá verde aumentou a termogênese no tecido adiposo e o gasto energético. O chá verde utiliza a gordura como fonte de energia. O chá verde também diminui o ganho de gordura corporal em dietas hiperlipídicas (ricas em gordura).  A American  Dietetic Association  sugere o  consumo  de 4-6 xícaras de chá verde ao dia, a fim de obter os efeitos benéficos do chá verde à saúde. O chá verde deve ser consumido entre as refeições para não prejudicar a absorção de nutrientes.

Cafeína
A cafeína é amplamente utilizada na prática esportiva para otimizar o desempenho e está presente em diversos alimentos, como o chá, café e bebidas energéticas, chocolate, refrigerantes. Ela também exerce um efeito termogênico e aumenta o gasto energético.

Precauções:
O excesso de cafeína e chá verde podem causar efeitos colaterais. O chá verde pode ter um efeito tóxico nas células do fígado, e não deve ser consumido por pessoas com problemas cardíacos. Não devem ser utilizados por gestantes. Também é importante ficarmos atentos ao efeito diurético. O excesso de cafeína pode levar a palpitações, ansiedade, dor de cabeça, fadiga, insônia, alteração do ritmo cardíaco.

Evite a ingestão destes alimentos antes de dormir, pois eles podem prejudicar o sono. Consulte uma nutricionista para elaborar um plano alimentar equilibrado com alimentos termogênicos.

Consulta:
CARDOSO, J.; MARTINS, J.; BENITES, J.; CONTI, T.; SOHN, V. Uso de alimentos termogênicos no tratamento da Obesidade. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Centro de Ciências da Saúde -Instituto de Nutrição Josué de Castro - Rio de Janeiro, Junho de 2010.
Westerterp-Plantenga MS, Smeets A, and Lejeune MP. Sensory and gastrointestinal satiety effects of capsaicin on food intake. Int J Obes 29: 682–688, 2005.
Nutrição Clínica Funcional. Suplementação Nutricional. Valéria Paschoal. VP Editora. 2012.
LAMARÃO, R. C.; FIALHO, E. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Revista de Nutrição, Campinas, 22(2):257-269, mar./abr., 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário